sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

Nome: O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Livros do Brasil
Emissão: Fevereiro 2011
Título Original: The Oldman and the Sea


Sinopse: "O Velho e o Mar" é, porventura, a obra-prima de maturidade de E. Hemingway. 
Santiago, um velho pescador cubano, minado por um cancro de pele que o devora cruelmente, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe. Vai então bater-se, durante quatro dias, com um enorme espadarte, que conseguirá de facto capturar, para logo o ver ser devorado por um grupo de tubarões.
Esta aventura poética, onde Hemingway retrata, uma vez mais, a capacidade do homem para fazer face e superar com sucesso os dramas e as dificuldades da vida real, é seguramente uma das suas obras mais comoventes e aquela que mais entusiasmo tem suscitado, ao longo de mais de meio século, entre os seus fiéis leitores. "O Velho e o Mar" recebeu o Prémio Pulitzer, de 1952, e, dois anos mais tarde, Hemingway obteve o Prémio Nobel da Literatura.
Comentário: Este deve ter sido o livro mais secante que já li. Não o li porque quis. A minha professora de Português inscreveu-me no Campeonato Nacional de Leitura e para os distritais tinha de ler este e "O Mistério da Estrada de Sintra". Para livro com apenas 108 páginas, salvo erro e com ilustrações demorei demasiado tempo a lê-lo, mas também a motivação para o ler era 0. 
 Fala de um pescador cubano que não pesca nenhum peixe bom à imenso tempo e um dia vai pescar e apanha o maior peixe que já viu. Até aí tudo bem, mas ele demora tipo umas dez páginas para finalmente pescar o peixe, depois umas 20 ou mais páginas a ser arrastado pelo peixe, quando finalmente consegue matar o peixe começam a aparecer tubarões que lhe abocanham o peixe todo. 
 Quem me dera que os bons livros de Fantástico estivessem no plano nacional de leitura, isso motivava mais os jovens a ler. Como é que querem por a juventude a ler se os livros que apoiam é tudo uma bodega ?! Não gostei do livro, mas pode haver quem gosta e houve para o livro ter recebido um prémio qualquer. 

2/5 stars ! 

muitos beijinhos, 
M.

Sem comentários:

Enviar um comentário